Emoji ou não emoji, eis a questão

blog-saci-emoji

Você usa emoji na sua comunicação? Isso é coisa de gente boba ou será que é realmente válido? Você tem sonhado em emoji de tanto que usa no seu dia a dia?

Calma, não precisa se desesperar. Mas também não dá para ignorar. Os emojis são uma linguagem de internet que, por um lado, facilita a comunicação por resumir muitos cliques de teclado em um clique só de imagem, e, por outro, são a expressão de um público que é praticamente nativo de plataformas móveis – os tais celulares.

Eles são tão importantes que já poderiam ser considerados realmente um idioma – e mais: tem ‘sotaque’ ao escrever em emoji! Como assim? Uma companhia de tradução de Londres está buscando um tradutor de emoji para seu quadro de funcionário.

Loucura? Nem tanto!

São os (nem tão) novos tempos, gente! As línguas são orgânicas e sofrem mutações de acordo com a sociedade em que estão inseridas. A nossa sociedade sofreu, nos últimos 30 ou mais anos, uma grande alteração de comportamento com o surgimento da internet e com a abrangência no uso dos celulares. Quando chegaram as redes sociais, então, pufff! É preciso se comunicar rapidamente, poupar cliques (ai, minha tendinite!), em qualquer lugar e, muitas vezes, enquanto faz várias outras coisas (ATENÇÃO: Não mande mensagens e dirija ao mesmo tempo, isso causa acidentes. Esse é um comunicado da sua amiga de toda hora Saci Com).

Se há uma nova necessidade de se comunicar, a língua se transforma para atender a esta necessidade e se tornar mais dinâmica dentro deste novo contexto. Traduzindo: Emoji!

Ah, então vou usar emoji para tudo? Não necessariamente. Aqui vão algumas dicas:

1) Seus clientes ‘falam’ emoji?

Essa é a pergunta mais importante. Dependendo do seu público-alvo, usar emoji na sua comunicação pode ser um tiro no pé. Tem muita gente que não entende o que significam os emojis, muito menos memes ou gírias usando as famigeradas figurinhas eletrônicas. Tem gente que nem enxerga direito o que tá desenhado lá!

Saiba entender para quem você está falando e como esse público se relaciona com as plataformas que você usa para se comunicar com eles. Talvez emoji não seja a melhor escolha para uma comunicação mais dinâmica.

Isso significa que não deveria usar jamais para aquele público? Talvez não. Analisando direitinho o público, quando surgir aquela mensagem ideal e que encaixe com o emoji perfeito, uma boa figurinha poderá ser o destaque que você buscava para seu post! Nunca diga nunca.

2) Use emoji com moderação

Meu público-alvo curte um emoji, vou usar direto! Nunca mais vou digitar uma palavra, só vou usar emojis nas minhas frases!

Gente, calma! Respira fundo e vamos lá: emojis AINDA não substituíram as letras. Vamos usar sim frases direitinho, escrever gramática e ortograficamente bem e usar os emojis quando for pertinente.

Você pode usar pelo menos um emoji em cada frase do seu texto, tudo bem. Desde que faça sentido dentro da mensagem e que seu público-alvo esteja acostumado com isso. Em geral, usar uma figurinha aqui e outra ali tende a ser o mais indicado para não cansar a comunicação.

Ah, mas fazer uma ação promocional de adivinhações usando só emojis pode ser bem interessante! Use criativamente o emoji a seu favor, não deixe que o emoji te use. (Oi?)

3) Dê um destaque para suas publicações quando usar o emoji; e quando não usar também

No filme (e livro) Marley & Eu, o protagonista diz que “Mark Twain diz para nunca utilizarmos pontos de exclamação, é como rirmos da nossa própria piada.” Não é exatamente o que o Mark Twain disse, mas o sentido é por aí: usar exclamações, ou itálicos ou negritos ou sublinhados ou emojis, é satisfazer ao próprio autor.

Um pouco de exagero, eu concordo. Mas é importante ter essa reflexão para entender se o uso de emoji realmente está cumprindo uma real função destacável na sua mensagem ou se é apenas um desejo seu como comunicador porque fica mais bunitin.

Além disso, se você usar sempre um emoji, ele começa a passar desapercebido, perde sua função de destaque. Mas, se você nunca usa, quando postar um, vai chamar muita atenção. Então, saiba quando usar e quando não usar seus emojis para que suas mensagens ganhem maior destaque.

Para terminar, fica aqui o vídeo da (excelente) página Now This sobre a vaga de tradutor de emoji em Londres, caso você queria se candidatar.

Comentários ( 0 )

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    três × quatro =