3 passos para você escrever um texto vendedor

Chega de sofrência!

Chega de sofrência!

Escrever um texto vendedor sobre qualquer assunto é mais fácil do que você imagina, basta manter a calma e focar no processo. Sem pensar nos fracassos passados, junte coragem e chegue junto que a gente vai te ajudar.

Se você é daqueles que tem tudo claríssimo na sua cabeça, mas que dá um branco terrível na hora de botar no papel, seus dias de sofrimento se acabaram! Chega de ter medo da página em branco e anota aí esses 3 passos:

1) O gravador é seu amigo e nada te faltará

Não há ninguém no mundo que saiba mais do que você quer falar do que você. Acredite! As informações estão todas na sua cabeça, os argumentos estão na ponta de língua e o convencimento pode ser visto nos seus olhos.

Pena que nada disso é transformado pelo seu computador em um texto.

Não se preocupe, tem uma forma de você usar isso tudo: um gravador de voz. Pois é, ligue seu gravador de voz (ou celular com app de gravar áudio ou algo semelhante) e desande a vender seu produto como se fosse para o seu cliente. Não pense muito, não tente organizar, nem fique com medo de ser prolixo. Pode falar à vontade!

Você gastará toda a lábia contida dentro do seu ser e deixará tudo a salvo e gravado. Não se reprima.

Quando acabar, respira e ouça a si mesmo. Se achar que tá tudo lá (de novo, não precisa estar bem organizado, só tem que estar lá), fechou esta parte. Agora que acabou a inspiração, começa a transpiração: transcreva tudo o que você disse para o computador.

É isso aí, transforme seu discurso em um texto. Para de reclamar e acaba logo com isso para você pular pro próximo passo.

2) Um mapa para você não se perder

Agora que você tem todo esse texto longo e desconexo em mãos (lembra que eu falei pra você ser prolixo e não se preocupar com a ordem do que falava? Pois é…), chegou a hora de organizar isso.

Deixe ele lá quieto e pegue uma folha de papel em branco. Desenhar o seu mapa do tesouro vai ajudar na sua tarefa. Pense no seu texto como se fosse um jogo de tabuleiro tipo o Jogo da Vida: cada casa tem uma função e leva à seguinte.

Primeiro, você vai falar disso, depois daquilo, comentar sobre as vantagens, apontar as necessidades, encaixar uma piada aqui e outra ali, um argumento matador na hora certa e pronto! Seu mapa para te guiar pelo deserto da tela do computador em branco está pronto.

Volte ao texto, imprima tudo e releia. Enquanto estiver lendo, vá relacionando cada parte do que você escreveu com as casas do seu mapa pro texto perfeito. Marque no papel para você achar fácil quando terminar. Dito isso, hora de pular para o próximo passo.

3) Comece com o meio, passe para o fim e termine com o começo

♫ Pra começaaaaar, dizer como chegou ao fiiiim. ♫ É isso mesmo: você vai começar a montar o seu texto pelo meio. Essa parte já tá pronta, você já falou tudo e transcreveu. Já tem cada pedacinho separado e destacado após o passo anterior e agora vai botar na ordem certa. Copie e cole cada porção na ordem em que deve estar. Aproveite para lembrar de usar conectivos para juntar frases umas às outras e tentar cortar o que estiver repetitivo.

Siga em frente até chegar ao fim. Depois que tiver seguido todo o seu mapa e usado todas as pecinhas destacadas, pare tudo. Releia o texto, faça os pequenos ajustes que precisar e se prepare para a conclusão. Em um parágrafo, poucas frases, junte tudo o que você disse e resuma em um argumento matador. Depois do seu ponto final, não há mais nada a ser dito por você nem ninguém que poderia complementar seu texto. Ele é perfeito, tem as informações certas e vai convencer qualquer um do que você quiser.

Ou quase. Ainda tem a questão do começo. Se você não convencer ninguém de que vale a pena ler seu texto, não conseguirá vender o resto do seu peixe. O primeiro parágrafo deve ser um resumo do que você disse ao longo do texto sem entrar em muitos detalhes. Descreva o que você pretende dizer e pronto. Sem complicação.

E, no título, seja direto e reto: diga sobre o que é o texto. Pronto. Acabou. Para de ler e vai lá escrever! Chispa!

Comentários ( 0 )

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    quinze + 16 =