3 dicas para direcionar a sua comunicação paga nas redes sociais

Ou, Potência não é tudo, é mais importante saber fazer direito

Esqueça a distribuição orgânica: pagar pela sua comunicação em redes sociais como Facebook, Instagram, Youtube, LinkedIn e outros é fundamental para que sua empresa alcance o público que você busca. Mesmo dentre aqueles que já são fãs da sua marca, o alcance orgânico hoje em dia é mínimo.

Injustiça ou não, é bom saber muito bem como você vai gastar seu valioso investimento na hora de potencializar sua comunicação. O lugar comum diria que o melhor é falar para o maior número de pessoas possível, em qualquer lugar possível e com uma mesma mensagem; e aí ver quem é que cola em você. Vou te contar uma coisinha: assim, você tá jogando boa parte do seu dinheiro no lixo.

1) Direcione melhor a plataforma em que você vai falar

As redes sociais não são todas iguais. Parece óbvio dizer isso, mas nem sempre se entende bem o que significa isso. Não é só a forma como se utiliza, passa também por quem utiliza e com que objetivo. O usuário típico do Facebook é bem diferente daquele do LinkedIn, que por sua vez não tem muito a ver com o do Snapchat.

Encontre onde está seu público-alvo, em um ambiente em que ele estará receptivo à sua mensagem. Ninguém quer saber de gatinhos tocando piano em meio a artigos sobre o mercado de trabalho. Da mesma forma, não há interessados em dicas para um ponto de venda matador em meio às suas músicas preferidas.

Analise direitinho em quais redes sociais seu produto ou serviço se sentirá mais em casa e passe para a próxima dica.

2) Direcione melhor para quem você vai falar

Esse foco em público-alvo já teve início ao definir as melhores redes sociais para trabalhar. Agora, é só você mirar bem.

Não adianta tentar falar pra todo mundo: você estará perdendo dinheiro fazendo sua comunicação chegar em um monte de gente que não tem nada a ver com o que sua marca oferece. Gaste seu investimento com mais inteligência definindo quem é o seu público-alvo na hora de impulsionar uma publicação.

Para cada objetivo da sua comunicação, seu foco será mais ou menos fechado no alvo. Uma busca por novos seguidores, por exemplo, não tem o mesmo público que um reforço de marca. Quanto melhor souber qual é a função da sua mensagem, melhor poderá definir para quem mandá-la.

3) Direcione corretamente seu texto

Mesmo após ter definido quais são as redes sociais em que você atuará e o público-alvo para quem falará, é importante diferenciar a mensagem para cada uma das plataformas. Copiar e colar o mesmo texto e imagem por todos os lados não é a forma mais eficiente para conseguir que seu impulsionamento justifique o custo que teve.

É preciso levar em consideração a forma como os conteúdos são consumidos. Não dá para encher uma descrição de vídeo no Youtube de texto – poucas pessoas vão ler –, por exemplo. Adapte a mensagem à plataforma onde será veiculada e garanta uma visualização plena.

Outra questão a ser pensada é que um público-alvo pode ser amplo o suficiente para ter grupos que se comunicam de forma diferente. Falar para Baby Boomers é diferente de falar para Millenials – mesmo que ambos sejam potenciais consumidores do seu produto ou serviço. Molde sua mensagem usando o número de peças que achar necessário para se comunicar com todo o seu público-alvo, um grupo de cada vez, e direcione ainda mais o impulsionamento.

Usando estas dicas e conhecendo bem seus potenciais clientes e os meios que você pretende usar nas sua comunicação, você gastará seu dinheiro com mais eficiência e eficácia.

Comentários ( 0 )

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    2 + 3 =