Como potencializar sua presença digital

Como potencializar sua presença digital

Toda marca precisa ter presença digital, verdade? Mentira! As pessoas têm falado disso como se simplesmente estar em uma rede social fosse a solução de comunicação de uma empresa. Mas só isso não é suficiente para destacar seu produto ou serviço no âmbito digital; é preciso um esforço maior, e muito mais efetivo.

Presença digital significa que você precisa ter uma fanpage ou perfil em cada uma das redes sociais, além do site. E, se possível, um app! Tem que estar em qualquer lugar, em todos os lugares. É um ótimo conceito, mas não é completo.

Vamos por partes: estar em todos os lugares é realmente importante? Pensa bem, será que vão procurar qualquer tipo de produto ou serviço em todos os tipos de redes sociais, por exemplo? A resposta é não.

Cada rede social tem um perfil de usuários e de consumo da mesma.

Entender o estilo da sua marca, do seu público-alvo e da comunicação que você planejou ajuda a definir quais mídias sociais são as mais adequadas para a sua presença digital aparecer de verdade. Relevância é a palavra-chave.

Ah, então é só montar lá meu perfil e botar alguma coisa volta e meia que está resolvido, né? Então… não. A relevância para a sua presença é fundamental, mas é imprescindível que o conteúdo destas fan pages seja adequado à mídia e igualmente pertinente dentro daquele contexto. Ou seja, não basta aparecer, tem que participar!

Isso traz o último ponto a respeito da presença digital: você tem fôlego para todos esses ambientes digitais? Pense bem, avalie friamente se você será capaz de oferecer conteúdo relevante, frequente, personalizado para cada rede social e ainda responder às solicitações, perguntas e comentário que aparecer. Talvez seja melhor você priorizar um equilíbrio entre o que você é capaz de fazer e onde a sua presença é realmente pertinente.

Uma comunicação malfeita pode ter tanto efeito negativo sobre uma marca quanto uma bem-feita terá efeitos positivos. Uma presença digital em um lugar nada a ver, com conteúdo fora do tom e esporádico pode ser um verdadeiro mico. Adapte sua comunicação às suas possibilidades ou contrate uma agência para assegurar um trabalho bem planejado e executado.

Comentários ( 0 )

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    dois × cinco =